Consentimento informado

Partilhe com os seus amigos

É notória a polarização que deflagrou no seio da sociedade entre os que acreditam estarmos no caminho certo para a resolução do problema e os que já perceberam que há uma via alternativa, mais sã, que foi negligenciada. A quase rotura existente afigura-se, como tal, francamente lamentável. Afinal, ambas as partes apenas desejam o bem-estar da comunidade.

Só que, em bom rigor, não é bem uma dualidade a que assistimos, antes uma pluralidade

Quem pensa que só existem duas versões em relação à questão da pandemia, desengane-se, pois está, de facto, completamente equivocado.

Existe, felizmente, a imensa vastidão do meio. E, como é dito e reiterado, por eras, pela sabedoria popular: “é no meio que está a virtude”.

Quero com isto dizer que, se de um lado os “negacionistas” são acusados de serem antissociais, antiéticos, erráticos e contraproducentes, do outro, os adeptos da escravidão, hipnotizados por um ideal utópico — qual veado encandeado pelos faróis de um automóvel no breu de uma vereda recôndita — apresentam, por oposição, um perfil típico de crença desmedida na capacidade de controlo, inflexibilidade, arrogância e prepotência.

No meio desta celeuma temos propensão, todavia, a olvidar o grupo — porventura — mais determinante: o dos pensantes do meio. Pessoas que não desejam nem extremar nem acobardar. Só desejam livrar-se — e rápido — das constrições (auto)impostas.

Este grupo inclui o comum dos cidadãos, mas também (e sobretudo) pessoas com uma capacidade intelectual fora de série — médicos, cientistas, advogados, engenheiros, artistas, entre outros. Com o receio de escolher o lado errado da batalha, decidiram manter-se neutros, numa bolha moral, salvaguardando (por enquanto) o status social e financeiro granjeado.

É a eles, portanto, que me dirijo:

A aceitação tácita de decisões meramente políticas, corporativas e/ou de compadrio irão causar um impacto brutal na saúde física, mental e social da população. Está a chegar o dia em que, forçosamente, vão ter de sair da zona de conforto e fazer uma análise criteriosa e detalhada do que realmente se está a passar nos decrépitos bastidores da “ciência”.

O que é a ciência, afinal, senão o debate justo e equilibrado de ideias, o contraponto e o persistente questionar?

Tencionam, realmente, abdicar do vosso espírito crítico para alinhar no discurso periclitante e serpenteante dos políticos e “especialistas” ad hoc — aflitivo, inclusive, mercê da pletora de equívocos até agora somados — sem primeiro quererem inteirar-se, por motu proprio, de todos os detalhes determinantes acerca da pandemia que, sub-repticiamente, nos têm (vai-se lá saber porquê) ocultado?

Têm-me chegado muitas declarações com o carimbo DGS que solicitam o meu consentimento informado, mas, se bem escarafunchado, tal consentimento não informa rigorosamente nada.

O mesmo se passa relativamente ao método (vacina) pelo qual os governantes, a nível global, decidiram erradicar o vírus. Acho que já toda a gente percebeu — e isso é demonstrado por inúmeras críticas e opiniões (de verdadeiros especialistas) — que será extremamente intrincado obliterar o vírus e, muito mais, garantir que não haja transmissão de vírus na comunidade por esta via. Porém, encontramos centenas, senão milhares, a acotovelarem-se em filas de espera para receber este tratamento experimental, sem terem a real noção das possíveis implicações na sua própria saúde e na saúde da comunidade.

Convidamo-lo, por isso, a ler atentamente este boletim, adaptado de um texto suíço, em alemão, escrito por dois médicos suíços e traduzido, revisto e adaptado pelo Dr. Celio Marques:

Este poderia muito bem ser o verdadeiro consentimento informado da vacinação COVID-19…

NOTA: As opiniões expressas refletem unicamente a opinião do autor. O leitor deve conduzir a sua própria pesquisa. Em caso de dúvidas, deve consultar o seu profissional de saúde. Convém, obviamente, que ele esteja bem inteirado destes pormenores.


Partilhe com os seus amigos

2 comentários em “Consentimento informado

  1. Maria Celeste C.R. França Responder

    Olá!
    Fui vacinada muito contrariada……..”por ignorância minha”!
    Receios, medos, consequências…… etc, do futuro, por não ser vacinada.

    Fui contactada através de SMS, pela DGS para ser vacinada, sem direito a perguntas.

    No centro de vacinação, aquando da primeira toma, questionei a enfermeira; “quais/qual as/a vacinas/a com maior eficácia para e os seus resultados”?
    Resposta; “são todas iguais….. boas”
    Pergunto; “quais são os contras se eu não quiser ser vacinada”?
    Resposta; “toda a gente vai ser/tem de ser vacinada……. mais tarde podem surgir/ter problemas.
    È melhor ser vacinada ou apanhar o covid19 e ir parar a umas urgências do hospital e, pode não ter vaga para ser tratada?
    A conversa foi-se desenrolando até que….. lá fui vacinada…….mas, com um arrependimento e mau estar, tão grande do que estava a fazer…….! (Naquele momento não queria existir…. só pensava, porque tinha eu de estar a passar por esta situação? Eu queria saber mais, ter certezas dos bons resultados……..mas, não sabiam nem os tinham para me puderem acalmar. (Eu sabia que os profissionais estavam a fazer o que lhes era imposto fazer…… estavam também elas, na sua ignorância a fazer aquilo que sabiam fazer….. e, que fazia parte das suas profissões!
    Parecia que me estavam a levar para um precipício e me obrigavam a atirar-me de lá abaixo….. quando chegasse a terreno firme logo se via se tinha sobrevivido ou morrido!
    Tantas as dúvidas, tantas incertezas, tantas incompreensões…… que me sinto, (uma para aqui, que fui na onda “Maria vai com as outras”)!
    Sentia-me saudável…..hoje sinto-me doente!!! E posso dizer que estou/fiquei doente. (Revoltada, esquecida, agressiva, dores no corpo e na alma “medicada”, raramente tomava qualquer tipo de medicamento e, posso dizer que, quase todos os dias, para poder ser minimamente eu, tomo ben-room, ….. com tosse, dores de garganta, dores de rins….. etc! Enfim!

    A minha última toma foi dia “16/06/2021”, (tem pouco tempo), tenho esperança de que tudo volte ao seu nomal.

    Mesmo vacinada posso contrair o vírus….. 😡🤬🤬🤬🤬, não entendo…😰…… então para que foi vacinada?
    Se não foi para me proteger dele!!!
    Corro na mesma o risco de o contrair…..🤔!
    Vejam só 😡😡😡😰😰😰!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.