Dos PANOS e das NÓDOAS

Partilhe com os seus amigos

Texto de Dra.Margarida Oliveira, publicado no Facebook em 1 de Maio de 2021:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10220853591512034&id=1306607025
NOTA IMPORTANTE:
 A Dra. Margarida Oliveira, à data da publicação deste post, não está associada à APSP).


Diz o povo, e com razão, que no “melhor pano cai a nódoa”.

Mas, nesta ignomínia, as nódoas não se chamam “negacionistas” nem “conspiracionistas” porque os rótulos e os insultos são os argumentos das verdadeiras nódoas: a mediocridade e a jacobice.Às nódoas que maculam o pano duma qualquer sociedade chamam-se: censura, corrupção, hipocrisia, ignorância, arrogância, despeito, egocentrismo, incompetência, mentira e malvadez.

A dúvida, a dialéctica, o esclarecimento, a compaixão, a lealdade, a coragem e a demanda pela.verdade ter-se-ão tornado inconvenientes mas permanecem sem mácula, jamais a terão.

Os néscios, coitados, não têm culpa, pois não têm acesso à informação. Mas aqueles que tendo acesso à informação e a propostas alternativas teimam em desdenhá-las, são arrogantes mas principalmente são ignorantes e a ignorância, ela sim, é uma vergonha e uma nódoa com responsabilidade.

Mas voltando às nódoas desta feita em Medicina, um médico só será uma nódoa se negligente, incompetente, desumano e incapaz de compaixão. Não é, nunca foi e jamais será uma vergonha para a classe, tampouco para um qualquer colégio de especialidade, todo e qualquer médico que questione, que duvide, que exija o esclarecimento – o seu e o do povo que jurou servir. Todo o Médico que honra o Juramento de Hipócrates não tem mácula. E não tem mácula todo e qualquer Médico que tenha a coragem de lutar pelos Direitos Sociais e Humanos – os seus e os dos seus doentes.

A isto chama-se cidadania e humanismo, não infâmia tampouco “nódoa”. 

São o Humanismo, a Honra, a Empatia e o Discernimento que fazem um Médico não palmas, nem linhas da frente, nem artigos científicos e muito menos palco, cargos ou honrarias.

Vergonha deverão sentir aqueles que, do seu pedestal mediático, insistem em nutrir o medo, os que renegam tudo o que estudaram e aprenderam, os que desrespeitam a idade e a longa experiência dos seus pares, alguns seus mestres; e os que perseguem, difamam e insultam. As nódoas e a vergonha desta sociedade não são os que lutam pela liberdade, não são os que acreditam num caminho diferente, não são os que alertam para um devir preocupante e já evidente, porque estamos a morrer da cura.A culpa e a vergonha são de quem sabe mas não diz e são de quem se aquieta ou submete, não de quem se revolta.

“O jornalismo moderno tem uma coisa a seu favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade”

Oscar Wilde



Texto de Dra.Margarida Oliveira, publicado no Facebook em 1 de Maio de 2021:
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10220853591512034&id=1306607025
NOTA IMPORTANTE:
 A Dra. Margarida Oliveira, à data da publicação deste post, não está associada à APSP).


Partilhe com os seus amigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.